Wisdom - I have wisdom!

A comemoração do Halloween e a necessidade de criar ambientes imersivos em sala de aula

28 outubro, 2020 Por Marina Mahfuz

Início Blog

Image

O Halloween é um feriado tipicamente comemorado nos Estados Unidos todo dia 31 de outubro. Conhecido no Brasil como dia das bruxas, é uma data em que as pessoas costumam sair de casa fantasiadas de bruxas, fantasmas, monstros, entre outras criaturas assustadoras (e hoje em dia qualquer tipo de fantasia vale), batendo à porta de casas alheias e pedindo doces e guloseimas – tal ação é conhecida como “trick or treating”.

O Halloween possui raízes antigas, e remonta à tradição da antiga civilização celta, que comemorava nessa época a passagem de ano. Eles acreditavam que os mortos poderiam reaparecer aos vivos, e louvavam seus deuses, construindo fogueiras e sacrificando animais. Após a conquista dos celtas pelos romanos, foram sendo incorporados novos elementos à comemoração, principalmente devido à enorme influência católica presente na Europa. Sendo assim, a data começou a ser celebrada como homenagem aos santos e mártires da igreja católica.

Com a colonização dos Estados Unidos pela Inglaterra, a data começou a ser celebrada por lá contando-se histórias sobre os mortos, com cantos e danças, e também com brincadeiras de previsão do futuro. Assim o feriado foi se popularizando, e as festas de Halloween nos EUA foram crescendo.

Na Wisdom costumamos dar importância aos feriados e datas comemorativas de países de língua inglesa, especialmente os EUA, a fim de construir maiores oportunidades de imersão no idioma. A carga histórica e cultural de feriados como o Halloween contribui em vários elementos: decoração temática, jogos, brincadeiras e aulas de conversação específicas sobre o tema.

Está aí a importância de estudar todos os elementos que compõem uma data comemorativa estrangeira: a chance de perceber o outro e trazer o legado de transmissão cultural do inglês, adaptando-o às nossas condições brasileiras. A questão não é esconder a nossa identidade brasileira e pretender sermos nativos estadunidenses ou ingleses, e sim reconhecer que outras tradições e festas podem e devem se incorporar às nossas.

O ambiente imersivo proporcionado por nossas aulas de conversação garante que o aluno forme uma base sólida do idioma antes de se aventurar no exterior. Ultimamente temos recebido alguns questionamentos sobre a utilidade de se fazer um curso de inglês fora do Brasil - nos EUA, por exemplo. É claro que estudar em uma boa escola fora será interessante, mas é possível estabelecer o estudo como base de apoio desde o Brasil e obter ainda mais sucesso ao viajar para fora. Por isso é importante escolher escolas preocupadas em trazer o legado cultural de países de língua inglesa, já que esse é um grande pilar para um aprendizado mais tranquilo da língua.

Wisdom é inglês para quem tem sabedoria.

Nossos Parceiros